Postagens populares

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Comentário das Estrátegias de Aula

Estratégias de aulas
Karla Silva Cabral

Ao analisar a aula “ Nos tempos da Pré–história” da professora Juliana Gomes, as estratégias usadas foram: questionamento sobre o tema se os alunos sabiam o que é arte, se já ouviram falar sobre a arte rupestre depois da discussão a professora mostrou imagens da arte rupestre fazendo relação com os grafiteiros.
Feita essa introdução a professora sugere um filme que faz um paralelo da arte com a Pré História. Filme chamado Navegantes: Pré-história. O filme aborda a evolução humana. Logo depois ela apresenta um texto que fala sobre a Arte Rupestre disponível no site do Brasil Escola e discussão do texto. Sugeriu a ferramenta de Apresentação do Google Docs para os grupos criarem as apresentações de forma colaborativa, é uma estratégia nova que até então eu não conhecia, mas parece que é um pouco complicada. Depois a professora fez a socialização do trabalho com arte de assinaturas (tags) que os alunos criaram. Durante a discussão, ela sugere que o professor apresente o áudio "Do vandalismo a arte" e realizem uma discussão sobre até onde vai a arte e o vandalismo.
A avaliação que ela faz durante o processo é que professor deverá instigar a participação de todos; o respeito às opiniões; o desenvolvimento do senso crítico; o respeito aos direitos do próximo; e a civilidade. Uma avaliação coletiva das intervenções, em forma de debate, onde a turma toda julgará os trabalhos dos grupos. Como:
Comprometimento com a proposta;
Empenho em realizar as etapas propostas;
Respeito aos trabalhos dos colegas;
Domínio da técnica escolhida;
Criatividade;
Capacidade dos integrantes de trabalhar em grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário